sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Constituição Federal de 1988

Olá, caros leitores!

No dia cinco de outubro de 1988, há vinte anos, foi promulgada nossa última Constituição, que ficou conhecida como Cidadã. Para comemorar essa data, publico dois vídeos: o primeiro relembra os tristes anos de chumbo e o segundo é exemplo da esperança nacional por um futuro mais justo e democrático.





Também para comemorar tão importante fato de nossa história recente, divulgo o link para o discurso, na íntegra, de Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, em virtude da promulgação da Carta. Eu realmente recomendo a leitura, pois há vários trechos verdadeiramente bonitos.

Além dessas três indicações, sugiro, caros leitores, que leiam os Títulos I e II da Constituição Federal, afinal neles estão expressos os Princípios Fundamentais de nossa República e os Direitos e Garantias Fundamentais dos cidadãos.

Claro que, hoje, se refletirmos, concluiremos, invariavelmente, que muito daquilo que está expresso na Carta Magna não se cumpre de fato, permanecendo no campo das idéias e boas intenções. Será isso um fator de tristeza? Sim, é óbvio que é, mas não pode ser, de maneira alguma, um gerador de melancolia, depressão, conformismo e inércia.

Esse desrespeito a diversos direitos deve ser o pai da ação, aquilo que motiva os homens a tomarem atitudes que visem à tornar esse país uma verdadeira democracia, no sentido mais amplo da palavra. Essa é tarefa da minha geração! Nós herdamos de nossos pais o Estado de Direito no qual crescemos, mas ele é insuficiente! Nós devemos agir para que ele exista a todos sem distinção de qualquer espécie!

É com esse apelo patriótico e sobretudo moral que termino minha postagem.

Até mais vinte anos de democracia, caros jovens defensores da liberdade!

Vítor Augusto Possebom

2 comentários:

Anônimo disse...

Fale sobre a Crise Americana(Mundial,portanto)...com certeza, principal assunto economico de 2008(2009, 2010, e sabe-se la ate quando..) !!

Vítor disse...

Luiz,

este é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes da década e pretendo, em algum momento, escrever sobre ele. Contudo, creio que aguardarei as reações do mercado quanto ao pacote americano antes de publicar algo sobre esse tema.

Valeu pela sugestão.