quarta-feira, 19 de março de 2008

Pessoas Admiráveis

Olá a todos!

Como vocês devem ter reparado, já houve duas postagens sobre pessoas admiráveis (Ruy Barbosa - http://argumentoparnasiano.blogspot.com/2008/02/ruy-baborsa.html ; e Martin Luther King Junior - http://argumentoparnasiano.blogspot.com/2008/03/ol-todos-inicialmente-esse-blog-no-tem.html ), bem como na postagem sobre a França ( http://argumentoparnasiano.blogspot.com/2008/03/vive-la-france.html ) foram citadas diversas pessoas admiráveis. Em um certo debate com um amigo meu (pelo qual tenho muita consideração), ele me disse que eu tratava as pessoas admiráveis como sendo superiores. De fato, pode parecer que penso dessa forma, contudo devo dizer que tal afirmação não é veraz. Deixem-me esclarecer minhas idéias.

Algumas pessoas, por tudo que elas fizeram e foram (seus atos, suas conquistas, o desenvolvimento que elas geraram no mundo), podem ser consideradas admiráveis. No entanto, elas, de maneira alguma, são, essencialmente, superiores aos reles mortais. Creio que devemos não tê-las como algo inalcançável, mas sim como pessoas a servirem de exemplo. Exemplo de vida, exemplo de persistência para que por meio de nosso próprio esforço possamos alcançá-las e, inclusive superá-las.

Digo que podemos superá-las, pois não partimos do zero, elas já nos construíram alicerces. Basta que nós continuemos suas obras e terminemos os monumentos para, assim, gravarmos nossos nomes nas estrelas, ao lado dos nomes das pessoas admiráveis.

Portanto, gostaria de dizer: Os grandes homens não foram feitos para serem temidos, mas sim para inspirarem nossa própria grandeza.

PS: Coloco o seguinte texto como PS, pois ele é apenas um anexo, entretanto devo ressaltar que esse escrito é de enorme importância e, certamente, merece um grande destaque.

Muitos pensam que as grandes pessoas são inacessíveis e todas elas famosas mundialmente ou, no mínimo, nacionalmente. Terei que discordar com veemência! Conheci e convivi com uma pessoa de esplendorosa grandiosidade. Ela não só transmitiu seus profundos saberes históricos, como também me ensinou a viver. Foi com ela, por meio do exemplo, que aprendi a enfrentar qualquer desafio (mesmo aqueles que estivessem acima da capacidade humana) e sempre dar a cara a bater. Ela, com certeza, foi essencial a minha vida. Eu nunca teria enfrentado tantas coisas, com tanto empenho, caso ela não tivesse me ensinado a encarar vida! Tenho que deixar claro minha mais profunda admiração por uma das pessoas mais brilhantes e grandiosas que já cruzaram o meu caminho da vida! Professora e mestra Cinilia Tadeu Gisondi, obrigado!

PS do PS: O mesmo amigo que eu citei lá em cima também me inspirou (em um trecho, quase literalmente) nesse PS.



Assinado: Vítor Augusto Possebom (mesmo o que está em itálico é de minha autoria)

Um comentário:

Juliana disse...

De novo (para variar), estou de completo acordo.

Parabéns pelo blog, Vítor! Tenho lido alguns textos realmente admiráveis. E o nome, "Argumento Parnasiano", é a sua cara. Adorei!

Ju