domingo, 22 de março de 2009

Gran Torino

Gran Torino, filme dirigido e estrelado por Clint Eastwood, é, certamente, um dos filmes mais engraçados, tocantes, dramáticos e reflexivos ao qual já assisti.

A palavra que mais próximo chega de descrevê-lo adequadamente é catártico.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Entrevista com o Ministro da Saúde.

Vejam a entrevista com o Ministro da saúde, principalmente a parte intitulada Legalização do aborto é questão em aberto.

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/entrevista-ministro-da-saude-jose-gomes-temporao.jhtm

sexta-feira, 6 de março de 2009

Dogmas, arcebispos e abortos

Já vou avisando a todos que não tenho nada contra católicos (até porque tenho vários amigos católicos, mas tenho muitas coisas contra a Igreja!

Primeiro, uma notícia contextualizando essa postagem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u530540.shtml. Creio que todos aqui sabem o que anda acontecendo em Pernambuco, certo?

Não vou comentar quão cruel foi o ato do padrasto, pois não gosto de focar em casos individuais. Contudo, as ações da Igreja não são uma situação separada e específica. Esta instituição mantém uma postura generaliza muito retrógrada.

Também não vou discutir especificamente o caso dessa excomunhão, que eu considero extremamente injusta. Mesmo assim, a Igreja tem esse direito.

O que vou discutir é o Código Penal Brasileiro.

É inaceitável um Estado laico pautar uma parte tão importante de sua lei no pensamento religioso. É chegada a hora de a liberdade de escolha ser realmente respeitada nesse país! E isso inclui o direito de as mulheres decidirem o que querem fazer com o corpo delas!

Portanto, é necessário descriminalizar o aborto, por vários motivos. Os principais são:

- abortos ilegais são praticados e oferecem grande risco às mulheres. Legalizar esse ato permitiria que ele fosse realizado em condições mais adequadas de segurança e higiene.

- Livre escolha. Se elas quiserem realizar um aborto, é direito delas. Se elas quiserem sustentar uma gravidez, independente de como esta foi gerada, é direito delas também.

Mas essa mudança na Lei não pode ser apenas uma coisa burocrática, feita dentro de um Congresso distante da sociedade (infelizmente). A descriminalização do aborto deve ir a PLEBISCITO!

Vejamos se os brasileiros ainda apóiam esses dogmas retrógrados ou se a liberdade é um valor mais importante!

Viva à democracia! E viva à liberdade!! De pensamento e de escolha!