sexta-feira, 11 de julho de 2008

Economia sem truques

Olá a todos!

Eu, finalmente, terminei de ler Economia sem truques!! Demorei, mas vou escrever sobre ele:

Esse livro, escrito pelos professores doutores Carlos Eduardo Soares Gonçalves e Bernardo Guimarães, propõe explicar as Ciências Econômicas de maneira simples para que todos possam compreendê-la. Devido à óbvia influência da Economia em nossas vidas, é altamente recomendável que as pessoas dominem minimamente este assunto e esse livro é um ótimo ponto de partida para adentrar nesta vasta e complexa ciência por conseguir transmitir difíceis conceitos acadêmicos com uma linguagem simples e direta.


Em seus vinte capítulos, Economia sem truques trata de diversos aspectos da teoria econômica, tais como:

· Escolhas

· Externalidades

· Preços

· Salários

· Produção

· Restrições e gastos públicos

· Empréstimos e Juros

· Preços e funcionamento da economia

· Intervencionismo e custo social

· Distribuição de renda

· Intervencionismo e Corrupção

· Estatística

· Impostos

· Aposentadoria

· Educação

· Comércio e especialização

· Crédito

· Leis e Economia ilícita

· Delegação e Política

· Leis da economágica


Após uma leitura desse livro, pode-se dizer que qualquer pessoa já sabe um pouco sobre Ciências Econômicas e já pode indagar, de maneira mais técnica, sobre a utilidade de certas políticas públicas.


Este livro, além de me introduzir em uma importante área do conhecimento humano, também me auxiliou profundamente em escolher minha carreira, pois creio que, de fato, me interesso por Economia e é isso que quero estudar por pelo menos vários anos da minha vida!


Até mais.

Vítor.


PS: Fiz pequenas alterações no meu perfil e no Boas-vindas do blog. Espero que gostem. (Elas sãos bem pequenas mesmo!) Também acrescentei um blog na lista de indicações.


PS 1: Será que há vocábulos modelísticos suficientes para se criar um mini-dicionário?


2 comentários:

Anônimo disse...

oi Vitor,

cheguei ao seu site via google, estava procurando blogs com mencao ao "economia sem truques" enquanto espero uma reuniao em 10 minutos. fiquei feliz ao ler seu post. na versao original do livro, tinhamos um "indice didatico", e os titulos dos 20 capitulos nesse indice didatico era muito semelhante aos que voce escreveu.

abraco,
bernardo

ps1. o carlos eduardo, assiduo leitor de machado, conseguiria escrever de modo mais parnasiano.
ps2. sou eu mesmo. na pagina da lse tem meu email, poe checar se quiser.

Carlos Eduardo disse...

Vitor, te escreve o carlos eduardo, do Economia Sem Truques.
Tudo bem?
Gostaria de convida-lo para o lançamento do meu novo livro no mesmo estilo, o Sob a Lupa do Economista (Campus). O evento será na Saraiva do Morumbi, dia 13/08, as 19.30hs
abs