quinta-feira, 10 de julho de 2008

Senado Romano, SiEM 2008

Olá a todos!

Antes de começar a falar sobre o comitê do qual participei, irei falar sobre a SiEM. Esta foi minha segunda Simulação para Ensino Médio e novamente ela foi maravilhosa. A SiEM, ou seja, todos os envolvidos nesse projeto (secretariado, diretores, staff, delegados, professores etc), fizerem, mais uma vez, um modelo brilhante. Congratulações a todos!

Sobre a palavra SiEM, eu e uma amiga minha sempre discutimos se ela deveria ser pronunciado com um ditongo ou com um hiato. Depois de muitos e frutíferos debates sobre essa questão, concluímos duas análises bastante curiosas que demonstram o espírito de um dos melhores modelos do país:
• Ditongo: Simboliza a união! Não apenas a incentivada durante as sessões que visam a salvar o planeta, mas também a gerada entre os próprios delegados que, comumente, se tornam amigos.
• Hiato: Simboliza a independência! Qualidade necessária não apenas para tomar as decisões necessárias para salvar o planeta, mas também para o amadurecimento dos jovens.

Obviamente, já estou em uma profunda depressão pós-simulação e ansiosíssimo para saber os comitês da SiEM 2010, que, indubitavelmente, será outro modelo brilhante!

SENADO ROMANO



Falarei agora sobre o Senado Romano. Creio que muita gente duvidou que um comitê tão bizarro quanto esse pudesse ser simulado, afinal de contas, delegados de toga andando por aí e decidindo o futuro não só de Roma, mas também de toda a civilização ocidental não pode ser algo sério. Contudo, só posso dizer que o comitê foi um grande sucesso! Parabéns ao delegados e, sobretudo, aos diretores, que fizeram um trabalho competentíssimo!

Farei agora uma “rápida síntese” dos dias simulados. Primeiramente, nós simulamos o período intitulado Crise da República e tanto diretores quanto delegados levaram esse nome ao pé da letra. Creio que permanecemos em crise permanente! Só para vocês terem um idéia, no último dia, a placa de CRISE já estava pendurada na porta antes mesmo do início da sessão!!! Creio que isso foi um acontecimento único na história da modelândia.

Além disso, acredito que mudamos definitivamente a história de toda a humanidade. Os fatos modificados são os seguintes:
• Catilina não foi expulso de Roma por Cícero, tornando-se um eterno risco a República!
• Realizamos, provavelmente, a mais sangrenta batalha da Antigüidade! Detalhe, ela ocorreu às portas do Senado!!! Inicialmente, 35 mil homens, liderados por Catilina, confrontar-se-iam com 30 mil homens de César! Contudo, Cato traiu Catilina e se aliou a César, deixando este com 40 mil homens e aquele com 25 mil homens. Logo em seguida, Catilina foi traído por Otávio, que se tornou neutro e deixou seu ex-comandante com apenas 20 mil homens. A vitória era clara para César, no entanto, Hybrida contraiu uma dívida de 2,5 milhões de talentos com um agiota e pagou 100 mil plebeus para lutarem ao seu lado contra César! (Talvez os números falados até agora estejam um pouco equivocados) Resultado final: 75 mil soldados mortos, 98 mil plebeus mortos e uma Roma incendiada e arruinada! (Estes números estão certos) Como vocês podem ver, os gananciosos generais estavam sedentos por poder e não mediram esforços para conquistar Roma. Obviamente, o único que se manteve ao lado da República, clamando por paz, foi Cícero (que teve algumas tendências de se aliar à César... mas isso foi mais por odiar Catilina). Depois de tudo isso, o general Hybrida declarou-se dictator maximus!
• Cícero, por se opor à ditadura de Hybrida, acaba tendo que se exilar brevemente na Grécia.
• Murena, um ex-senador desconhecido, conquista a Babilônia (detalhe: o romanos nunca invadiram o Império Persa)
• Os aliados de César, no quais Cícero está levemente incluso (pois acredita que esse grupo é o único que pode salvar a República), conspiram contra Hybrida. Os aliados do ditador maquinam sacrilegamente contra a República! Assassinam Hybrida!!! Eleições gerais são convocados com a concordância dos dois partidos do Senado e cada um lança apenas um candidatos para cada um dos cargos (Na nossa Roma, havia dois cônsules, dois magistrados, dois questores e dois tribunos da plebe, portanto não haveria conflitos entre os partidos para essas eleições). Tudo parece ir em direção à salvação da República! Contudo, Cato invade o senado com três legiões, sendo uma bárbara, e faz os senadores de reféns!!! Ele assassina todos os aliados de Hybrida sumariamente! Cícero o acusa de trair a república e é assassinado também! Cato se declara Imperador! Crasso é assassinado por negar jurar lealdade a Cato! FIM
• Resultado: um mundo muiiiiito pior! Provavelmente, jogamos a civilização ocidental na barbárie ao destruirmos Roma! Não há mais Latim (= base das línguas modernas latinas), nem Direito Romano (= base do Direito Moderno), nem arquitetura romana (Roma foi destruída, se lembram?) e muito menos Cristianismo (sem os romanos para crucificarem Cristo... fica um pouco difícil o surgimento do Cristianismo).
• Aprendizado: como um mundo totalmente sem escrúpulos, no qual tramas, conspirações, espionagens, traições e assassinatos são comuns, é muito pior! Ainda bem que, quando as ações oferecem, de fato, risco à vida das pessoas, os homens agem mais moralmente!

Isso tudo é, bem resumidamente, o Senado Romano da SiEM 2008! Parabéns a todos que se envolveram nesse projeto e o tornaram tão mágico!

Família MONU-EM


Agora, um agradecimento especial à Professora Regina Mara da Fonseca. Reg, este foi meu último modelo externo com você como professora conselheira. Queria lhe agradecer por ter me apresentado esse mundo tão maravilhoso chamado Modelândia, no qual se aprende coisas que nunca se poderia aprender dentro da sala de aula! Você foi uma das pessoas que me ensinou a importância da responsabilidade, da independência e do caráter! Muitíssimo obrigado! Espero que, mesmo após minha saída do Bandeirantes, que é inadiável (apesar de meus desejos de adiamento), nós continuemos sendo amigos! Um forte e carinhoso abraço para você!

Valete, Fratres!

Vítor Augusto Possebom (Marco Túlio Cícero)

Nenhum comentário: